Trem panorâmico na Suíça: Gotthard Panorama Express. Iniciando um inacreditável passeio no território suíço. Vem comigo que vou encher o blog com muitas sugestões de passeios. Nesse post, falarei sobre o trem panorâmico na Suíça: Gotthard Panorama Express.
Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO!
Contato: blog@dani.tur.br.
Cheguei na Suíça com o pé direito. Na verdade, com os dois pés e dando pulinhos de alegria. Não poderia ser melhor entrar em solos suíços através do trem panorâmico Gotthard Panorama Express.
Onde eu estava?
Antes da Suíça, eu estava visitando o Lago Como, na Itália. No dia do Gotthard Panorama Express, eu peguei um trem para Bellinzona, onde lá, o trem panorâmico já estava aguardando os seus passageiros.
Dependendo da época, você pode pegá-lo em Bellinzona ou Lugano. Então, fiquem de olho na programação do trem antes de efetuar as reservas de hotéis.
Sugiro que vocês durmam uma noite no local de saída do Gotthard Panorama Express para que possam chegar tranquilamente na estação ferroviária e evitar aborrecimentos como no caso de ter que pegar ainda um trem para chegar na estação dele.
Como comprar o ticket para o Gotthard Panorama Express?
Muito fácil. Tenha em mãos o seu passe Swiss Travel Pass, depois, entre no site do Gotthard Panorama Express para marcar o seu assento, que é pago a parte.
Eu fui muito bem recepcionada pelo Erich Butikofer, guia responsável pelo vagão de primeira classe, onde o meu assento foi marcado. O atendimento dele foi essencial para que eu pudesse curtir todas as etapas do passeio. Ele foi explicando com detalhes e muita simpatia todo o trajeto.
As poltronas da primeira classe são diferenciadas, oferecendo mais conforto à viagem. Sem contar com o espaço maior no banheiro e local para guardar as malas. A segunda classe possui o mesmo serviço, mas com menos espaço, devido a quantidade de passageiros por vagão.
Atenção: marcar os seus assentos com antecedência, pois eles esgotam rápido.
O trem panorâmico passa por vales, campos floridos (final da primavera), pontes imponentes, túnel histórico, como o Gotthard (1882), que atravessa os Alpes suíços. Após a chegada na estação de destino, os passageiros desembarcam em Flüelen e seguem para o próximo destino, cidade de Lucerna, através de um estiloso barco à vapor.
Três coisas que gostei nesse passeio de barco:
1- Você tem a oportunidade de atravessar o lago Lucerna de uma ponta à outra;
2- O barco atraca em algumas cidades que parecem que saíram de contos de fadas devido a uma arquitetura típica da região;
3- Você já chega em Lucerna com a missão comprida de ter passeado de barco e assim, poderá focar em outros modais mais rápidos como trem, tram e ônibus.
Obs1: otimizar o tempo durante a viagem é importantíssimo. Vocês entenderão o que estou falando quando lerem o post sobre Lucerna.
Obs1: otimizar o tempo durante a viagem é importantíssimo. Vocês entenderão o que estou falando quando lerem o post sobre Lucerna.
Obs2: não precisa marcar assento no barco à vapor, pois você permanecerá na classe, a qual foi emitida a sua passagem de trem ou Swiss Travel Pass.
Obs3: o espaço da primeira classe no trem é gigante, mas o da segunda, nem tanto. Sugiro que entre na fila de embarque logo para tentar sentar no barco, pois a quantidade de passageiros na segunda classe é maior do que os bancos oferecidos.
Obs3: o espaço da primeira classe no trem é gigante, mas o da segunda, nem tanto. Sugiro que entre na fila de embarque logo para tentar sentar no barco, pois a quantidade de passageiros na segunda classe é maior do que os bancos oferecidos.
Fiquei encantada por algumas paradas no decorrer do passeio e acredito que, em uma próxima oportunidade de viagem ao país, eu me hospedaria em algumas dessas cidades (que ficam na beira do lago Lucerna).
O meu foco era Lucerna, considerada a maior cidade da região e foi a minha base para visitar os Alpes suíços. (Veja mais no post de Lucerna).
O meu foco era Lucerna, considerada a maior cidade da região e foi a minha base para visitar os Alpes suíços. (Veja mais no post de Lucerna).
O mais curioso no passeio de barco foi que o tempo se transformou (em doses homeopáticas) no decorrer do dia. Quando embarquei em Füelen, chovia e fazia muito frio. Depois de um tempo, a chuva passou, mas ainda havia nuvens escuras no céu. Mais pra frente, o cenário já era outro: um azul turquesa deslumbrante no céu, com o sol brilhando, a todo vapor, no lago Lucerna.
Atenção: sugiro que sempre levem casaco e capa de chuva para qualquer época do ano. Principalmente para quem não está acostumado com o frio ou não gosta de sentir frio.
A chegada em Lucerna foi bem tranquila. O porto fica ao lado da estação ferroviária e por consequência, perto de minha hospedagem.
Seguem dicas de hospedagem em Lucerna para os viajantes de trem, com melhor custo x benefício:
Vejam outros posts sobre a LINDA viagem pela Suíça:
Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:
1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo.
Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país, informando o melhor preço.
2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo.
Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.
Que post incrível! Temos muita vontade de fazer esse passeio, esse post nos enriqueceu culturalmente e nos deu várias respostas para as nossas dúvidas. Parabéns!
ResponderExcluirQue sensacional! Fico feliz em saber que pude ajudar. Havendo dúvidas, pode deixá-las por aqui e terei o prazer em respondê-las.
ExcluirAcho que essa experiência não se vive sempre, então eu iria na primeira classe também pra aproveitar com o maximo de conforto! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirBjs Glaucia
Foi uma viagem incrível! Obrigada!
ExcluirFazer a viagem de frendeis ser muito melhor do que carro... se for na primeira classe então, aí é perfeito! Nessas paisagens maravilhosas, eu que não gostaria de ter que dirigir e não poder ficar olhando para os lados, curtindo cada detalhe...
ResponderExcluirOi Anna, tudo bom?
ExcluirA sua msg caiu na caixa de spam, desculpas!
Sim, é maravilhoso viajar apreciando a paisagem, sem se preocupar com a direção.
Muito massa esse passeio!! Sobre o trem panorâmico, tem hora que dá vontade de pedir para darem uma paradinha para que possamos tirar fotos das lindas paisagens!! Hahah
ResponderExcluirCom certeza! Eu pediria para parar de 100 em 100m.. 😂😂.. ficaria o dia inteiro passeando nele. Beijos
ExcluirGenteeee, estou sonhando com esse trem, muito luxo e muita coisa linda pra ver. As paisagens são incríveis! Pelo jeito lá está tipo SP, vc tem que sair de casa preparado para todas as estações do ano hehe
ResponderExcluirPor ai.. kkk.. o tempo muda muito rápido. Sempre vale a pena levar um casaco, nem que seja um leve, no verão suíço. Beijos
ExcluirEu babo toda vez que vejo foto desse trem panorâmico ser uma experiência inacreditável. O passeio é demais!!
ResponderExcluirFiquei impressionada com a cor da Água... Um verde lindo mesmo com céu cheio de nuvens...
Já estou louca por esse país
Isso porque vc ainda não viu as fotos dos outros trens panorâmicos... kkk.. ao total, eu fiz 4 passeios. Um mais lindo do que o outro.
ExcluirUau! Amo viagens de trem, fiz algumas no Peru e fiquei encantado, na suiça entao, deve ser uma experiencia única. tenho mta vontade de conhecer esse país. valeu por compartilhar suas dicas e experiências. Abraços
ResponderExcluirA viagem de trem é uma experiência a parte que vale a pena. Também andei de trem em outros lugares do mundo como Peru, Amsterdam, Tailândia, Bélgica, França e Inglaterra.
ExcluirObrigada. Bjus
Dani simplesmente amei esse passeio de trem panorâmico, já estou me vendo nele hehee.. paisagens belíssimas. Ah se eu pudesse ia agora rs.. Dicas anotadíssimas bjs
ResponderExcluirFico feliz em compartilhar momentos incríveis com vocês. Beijos
ExcluirDani! Tava ansiosa por seus posts da Suíça! Maravilhoso demais! O que são essas vistas no trem panorâmico de babar! Ainda nem fui pra lua de mel. Mas já tô reservando a Suíça pra lua de mel.
ResponderExcluirVocê não vai se arrepender. A Suíça é linda e romântica! Bjkas
ExcluirQue lugar maravilhoso!! E esse trem? Nunca tinha visto nada assim antes! Fiquei encantada com o lugar e com a viagem! Tudo muito lindo!!
ResponderExcluirÉ um senhor trem! Foi uma experiência incrível passear nele e conhecer mais da história suíça através do guia Erich.
ExcluirDani, me arrepio todo com seus posts da Suiça. Tenho muita vontade de ir. Esses trens panorâmicos são tudo de bom quando a paisagem é fenomenal, o que é o caso, né? Faria demaaaaais!
ResponderExcluirValeu!
A paisagem é esplendorosa! Tive sorte em pegar tempo bom em quase toda a viagem. Assim, pude curtir mais as cidades, por onde passava de trem. Beijos
ExcluirDani matando a gente com essas paisagens incríveis! Uma viagem de trem pela Suíça está nos meus planos, estive por 2 dias em Zurich e amei esse país.
ResponderExcluirA viagem de trem panorâmico foi maravilhosa! O trajeto é especial já para que o visitante possa conhecer cantinhos encantadores.
Excluir