Sabe quando você está numa cidade que a cada instante o tempo muda? Pois é, essa é Curitiba! Como eu digo:"a cada suspiro, um flash diferente”.. Kkkk
Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO!
Contato: blog@dani.tur.br.
Contato: blog@dani.tur.br.
Curitiba me lembrou muito dos meus bons tempos em Toronto e Londres. Quando você está nessas cidades, o tempo é que te dirá o que será possível você fazer durante o dia. Então, prepare-se para todas as estações do ano!
Segundo dia em Curitiba e a cidade acordou com um nevoeiro de dar inveja à qualquer cidade serrana. Ele era tão intenso que você nem via a rua, parecia que você estava levitando no meio de uma nuvem.
Aproveitei para tomar café e durante esse tempinho, replanejar a minha programação do dia. Após o café, o tempo já tinha mudado, sem nevoeiro, mas frio e chuvoso. Um grande desafio para quem ama sol, calor e brisa do mar.
Achei que seria interessante conhecer a cidade através do ônibus de turismo. Esse projeto já é bastante difundido em vários lugares no mundo e achei ótimo ter em Curitiba também.
Sugestão de hospedagem:
O ônibus possui dois andares, as cadeiras são anatômicas, os motoristas e trocadores são muito gentis. Sempre quando ele está perto da próxima parada, você escuta um áudio explicando sobre o lugar em três línguas (português, espanhol e inglês).
Ao todo são 25 paradas:
1- Praça Tiradentes
2- Rua das Flores
3- Rua 24horas
4- Museu Ferroviário
5- Teatro Paiol
6- Jardim Botânico
7- Estação Rodoferroviaria / Mercado Municipal
8- Teatro Guaíra / UFPR
9- Paço da Liberdade
10- Passeio Público / Memorial Árabe
11- Centro Cívico
12- Museu Oscar Niemeyer
13- Bosque do Papa / Memorial Polonês
14- Bosque Alemão
15- Universidade Livre do Meio Ambiente
16- Parque São Lourenço
17- Opera de Arame / Pedreira Paulo Leminski
18- Parque Tanguá
19- Parque Tingui
20- Memorial Ucraniano
21- Portal Italiano
22- Santa Felicidade
23- Parque Barigui
24- Torre Panorâmica
25- Setor Histórico
26- ponto final na Praça Tiradentes.
Em cima do roteiro do ônibus, fiz uma programação inicial do que eu poderia conhecer pela cidade e uma segunda, do que seria possível conhecer caso chovesse.
Assim que eu peguei o ônibus, o tempo fechou ameaçando a chover! Pra piorar a situação, estava sem guarda-chuva, então nem pensei duas vezes, fui pro plano B, dando preferência aos museus.
Paradas que tive a oportunidade de observar o local de perto:
1-Praça Tiradentes / Rua das Flores / Rua 24horas: esse roteiro eu fiz a pé durante o meu walking tour pelo centro de Curitiba. Clique aqui para ler o roteiro.
2-Museu ferroviário: ele também pode ser feito a pé ou pegando qualquer ônibus que pare perto do shopping Estação.
Ele foi construído na antiga estação e conta a história ferroviária do lugar.
3-Teatro Paiol: ele pode ser visto de dentro do ônibus.
4-Jardim Botânico: O lugar é muito bem cuidado e andar por aqueles canteiros foi algo bem prazeroso. Ele é a marca registrada de Curitiba que foi inaugurado em 1991. A estrutura metálica abriga espécies botânicas de referência nacional, atraindo pesquisadores de todo o mundo.
5-Rodoferroviaria / Mercado Municipal: podem ser visto caso você faça o passeio até Marretes.
6-Teatro Guaíra / UFPR / Paço da Liberdade / Passeio Público: visitei os dois lugares quando fiz o meu walking tour pelo centro de Curitiba. Clique aqui para conferir o roteiro.
7-Museu do Oscar Niemeyer: estava chovendo perto do museu, mas como um passe de mágica, a chuva passou e abriu um sol tímido. Ótima oportunidade pra tirar umas fotos bacanas registrando a magnitude dos contornos da obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
Para quem for descer no MON, a dica é guardar um pouco mais de tempo, pois vale a pena a visita pelo interior do museu e caso esteja na cidade numa quarta-feira, o ingresso é gratuito.
Ele é considerado o maior e mais moderno museu do país. O ponto auge da visita é conhecer “o olho” que completa uma antiga obra que o Oscar Niemeyer construiu em 1976.
Você também poderá ver maquetes fiéis das obras que foram concretizadas pelo Brasil e no mundo a fora.
Aproveitei para almoçar no café MON, que fica muito perto da saída do museu e experimentar o famoso “barreado” curitibano, prato típico da região.
8-Bosque do Papa: ele fica ao lado do museu, imperdível! Ele é pequeno, com poucas trilhas, mas uma gracinha, muito bem cuidado. Se você pegar a trilha da direita, vai chegar num lugar, tipo vilarejo, composto de 7 casas feitas de troncos encaixados.
O Memorial Polonês se define pelo conjunto dessas casas, do início do século XX, que retrata a moradia dos imigrantes poloneses.
Há uma capela pequena e graciosa, onde o Papa João Paulo II fez suas preces, mas o aviso diz que não é permitido fotografar dentro dela.
9-Ópera de Arame: palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais.
Havia aquela ameaça de chuva, mas como seria uma visita rápida, preferi arriscar e deu certo. Consegui visitar o local, pequeno, mas lindo ao meu ver.
Uma obra de arte em forma de estrutura de ferro contrastando com as rochas, água e muito verde presente na Pedreira Paulo Leminski. Gostei muito de circular por aquele lugar.
Foi o tempo de voltar para o ponto do ônibus pra cair a chuva.
10-Memorial Ucraniano: infelizmente não consegui sair do ônibus para visitar o Memorial Ucraniano, pois além da chuva, o vento apertou trazendo frio. Enfim, pacote completo para amedrontar uma pessoa que vive numa cidade com temperatura média de 32C.
11-Portal Italiano: pode ser visto de dentro do ônibus.
12-Santa Felicidade: oônibus seguiu adiante até o bairro Santa Felicidade. No momento que passei por lá, as lojas e restaurantes estavam abertos, mas me disseram que fecham cedo. Então, para os interessados, o melhor horário de visita seria na hora do almoço.
Santa Felicidade é o principal eixo gastronômico de Curitiba. É uma colônia formado em 1878 por imigrantes italianos. As casas típicas preservam a cultura italiana por seus valores histórico e arquitetônico.
Opções em dias NÃO chuvosos:
Com certeza iria visitar quase todos os parques: Bosque Alemão, Parque São Lourenço, Parque Tanguá, Parque Tingui e Parque Barigui.
Amo a natureza e fiquei doida de vontade de conhecê-los após passar em frente ou por perto deles. Eles parecem bem cuidados e cada um possui sua beleza natural, sendo refúgios de diversos animais nativos.
Chegando ao ponto final, na praça Tiradentes, fui buscar abrigo, comprar um guarda-chuva, bater perna pelo centro, lanchar e seguir até a Praça Rui Barbosa para pegar o ônibus 603 (Pinheirinho) que me levaria para perto do meu hotel e que tem final por lá.
Importante: fazer um planejamento com duas opções de visita em uma cidade que o tempo é uma incógnita. Assim, você consegue aproveitar melhor o seu tempo de estadia e curtir a cidade.
Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:
1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo.
Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país, informando o melhor preço.
2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo.
Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.
Vejam outras dicas de viagem na região Sul do Brasil:
Post A Comment:
0 comments:
Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br