Mora no Rio? Ou vai passar um final de semana na cidade maravilhosa?
Caso esteja buscando uma atividade com a natureza, que não exija muito esforço, mas que te ofereça uma paisagem de tirar o fôlego, vai uma dica pra lá de especial: há um cantinho do paraíso que se chama Mirante do Caeté. Já ouviu falar?
Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO!
Contato: blog@dani.tur.br.
Você chega ao mirante através de uma trilha curtinha de baixa moderação localizada no Parque Natural Municipal da Prainha. Esse parque foi criado pela Prefeitura do Rio Janeiro em 1999 e inaugurado em 2001. O objetivo principal dele é proteger a fauna e flora local, que é bastante abundante pelo parque estar inserido na Mata Atlântica.
|
Logo na entrada do parque, há um centro de visitantes e um mapa fixo para obter informação sobre as trilhas que os visitantes podem fazer. A trilha mais conhecida e preferida da galera é a que vai até o Mirante do Caeté, onde você tem uma vista deslumbrante da Praia da Macumba, Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, um espetáculo!
Acredite se quiser, muitos cariocas passam ou frequentam a praia da Prainha, mas nunca se programaram para visitar o parque. Vamos conhecê-lo?
Como chegar ao Parque Natural Municipal da Prainha?
Para quem mora bem no final do Recreio dos Bandeirantes, pode ir a pé ou ir de carro.
Para os moradores do Rio de Janeiro, que não moram perto, ou visitantes, podem chegar de carro ou ônibus.
Vocês já conhecem o projeto Surf Bus.?
Para quem ainda não conhece o Surf Bus, é um projeto que roda a orla carioca há mais de 10 anos e que foi elaborado, desenvolvido e executado pelo empresário Antônio Carlos Guanabara. O ônibus foi transformado para que os surfistas pudessem embarcar com tranquilidade, pois há compartimentos específicos dentro dele para transportar as pranchas com segurança.
A saída é no Largo do Machado, percorrendo as praias de Botafogo, Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Macumba até chegar a Prainha.
Atenção! Nesse momento ele não está em funcionamento, mas o Surf Bus voltará a circular em breve, devido a negociações com patrocinadores, então, sugiro que entrem em contato para que possam combinar a sua ida até a Prainha a partir de Fevereiro.
Contatos: 3546-1860 (escritório) ou 9799-5039 (somente funciona durante o funcionamento do ônibus).
Agora, se vocês quiserem ir de carro, fiquem atentos! A Prefeitura do Rio de Janeiro havia proibido os cidadãos de estacionarem ao longo da via de acesso à Prainha. Como há um estacionamento no local, a regra é estacionar o carro somente nele.
Não é mais permitido estacionar ao longo da via. |
Não é à toa que o lugar está bem preservado, devido à dificuldade de estacionar por lá. A Prainha é o quintal dos surfistas, praia de correntes marítimas fortes e ondas delineadas para a prática do surf.
Outras informações: hospedagem barata na cidade do Rio de Janeiro.
Outras informações: hospedagem barata na cidade do Rio de Janeiro.
Sugiro que cheguem bem cedinho pra não terem aborrecimentos quando forem estacionar o carro.
Precisa pagar?
Não, tanto a Prainha quanto o Parque são locais públicos com acesso livre para todos transeuntes.
Em quanto tempo você faz a trilha?
Quando fui, acredito que tenha feito por volta de 30 minutos, porque paramos para tirar fotos pelo caminho. A trilha é bem curtinha, um pouco íngreme, até porque, vocês vão chegar em um mirante, então terão que subir um pouquinho, não é?
Todo o trajeto é demarcado, sem grilos de se perder na mata e durante o percurso, a paisagem vai se revelando a sua frente. Impossível não parar pra tirar algumas fotos.
O que levar?
Isso vai de cada pessoa, eu posso sugerir a vocês o que sempre levo quando faço uma trilha:
● Roupas que me sinto confortável pra fazer esporte, como calças, shorts e blusas de ginástica. O tecido é fino, geralmente lycra e facilita na transpiração;
● Tênis para manter o pé seguro e confortável;
● Um saco de ginástica ou mochila para guardar alguns itens, como:
● Uma garrafinha de água para hidratar o corpo;
● Filtro solar;
● Boné e óculos para proteção solar;
● Barrinhas de cereal, quando a trilha é pequena;
● Celular carregado, identidade e dinheiro.
Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:
1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo.
Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país, informando o melhor preço.
2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo.
Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.
Ver outras opções de visita pela cidade do Rio de Janeiro:
Poxa, queria muito fazer essa trilha mas não deu tempo. Fica para a próxima vez.
ResponderExcluirVocê vai amar! Além do visual incrível, as praias do Pontal até Grumari são espetaculares! ;-)
ExcluirVocê vai amar! Além do visual incrível, as praias do Pontal até Grumari são espetaculares! ;-)
Excluir